Palestrante comemorando sua conquista
APRESENTAÇÕES
VENCEDORAS
Design, comunicação, dicas e o dia a dia da Casulo
mar 17
0

Online ultrapassa papel nas notícias

É oficial: ao final do ano passado, a curva ascendente do meio online sob o formato papel, finalmente, atingiu o auge: 34% dos usuários pesquisados afirmaram que leram notícias online nas últimas 24 horas ante 31% dos que ainda preferiram o meio jornal impresso.

Ainda outros 41% afirmaram que obtiveram as notícias e informações por meios online ante os 31% fiéis leitores dos meios de papel. De forma esmagadora, o grupo na faixa etária entre 18 a 29 anos definitivamente migrou para o online: 65% desse grupo responderam que tiveram acesso a notícias na plataforma online.

A pesquisa foi feita pelo Poynter Institute, dos Estados Unidos e confirma a tendência de migração dos meios off-line para o online. Da mesma forma que mais pessoas obtêm notícias por meio online em detrimento dos jornais impressos, obviamente, mais dinheiro será destinado para os portais da web do que para os veículos tradicionais, indica o estudo.

O relatório State of Media anual do Poynter Institute mostra que a web foi, no ano passado, a segunda fonte mais popular para a obtenção de notícias. Perdeu apenas para a TV local, que foi o primeiro veículo também em receitas, com as mídias digitais em segundo lugar.

Ainda no mercado norte-americano, o meio online foi o único segmento que teve crescimento ano sobre ano. As demais plataformas – rádio, TV, jornais e revistas – registraram, sem exceção, queda de audiência e faturamento. Mas, a audiência de notícias exclusivamente baseadas em texto está em queda, de forma geral. Apenas 40% dos entrevistados pelo Poynter disseram que leram as notícias em um jornal online ou impresso, o que representa queda de 12% nos últimos cinco anos.

Publicidade

Também no ano passado, foi a primeira vez que o faturamento da publicidade online superou a publicidade dos jornais impressos. O setor cresceu 13,9% entre 2009 e 2010, com um volume total de US$ 25,8 bilhões. Mas, nem todo o gasto de publicidade foi destinado às publicações online. Parte desse investimento foi para a publicidade de busca (ou SEO – Search Engine Optimization), que continua a dominar o meio online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sim, eu quero uma
Apresentação Vencedora

Entre em contato e agende uma reunião ou
preencha o briefing clicando no botão abaixo

Sim, eu quero um
Workshop da Casulo

Preencha o formulário e solicite um
workshop com quem entende do assunto:

Faça o briefing agora

    • *campos obrigatórios

      • *campos obrigatórios