O poder da persuasão
Você já procurou alguma vez o significado da palavra persuasão?
Do termo em latim persuadere, se traduz no ato de persuadir ou convencer alguém de uma ideia, seja ela qual for. Além disso, a persuasão se aplica também em fazer alguém tomar uma atitude contando com seu poder de influência.
E para convencer alguém de uma ideia, muitas vezes não adianta somente falar, é preciso escolher as palavras de modo intencional, mas não mecânico. É preciso direcionar o argumento de modo a convencer o ouvinte de que uma ideia é boa o bastante para que ele possa adotar sua crença.
Desde a infância já utilizamos nosso poder de persuasão (quem diria, não?!), e nem percebemos.
Imagine algum momento em que você lembra de ter feito uma birrinha quando criança para ganhar aquele brinquedo que você tanto queria, ou um tênis novo… É bem difícil que alguém tenha passado a infância e adolescência sem ter barganhado algo com o pai ou a mãe.
Com certeza nestes momentos fez-se presente uma argumentação (por vezes extensa), que é um dos elementos básicos da persuasão.
Além de uma boa argumentação, outros elementos são necessários, como por exemplo ter empatia, conhecer previamente qual é o público com quem você vai comunicar sua ideia, honestidade, ser objetivo e antecipar as dúvidas que seu público alvo possa vir a ter.
Analisando cada um desses detalhes podemos entender qual a importância deles no momento de ser persuasivo:
– Empatia: ter empatia é ser capaz de criar conexão com a outra pessoa através de cada palavra que você falar, é saber entender outro ponto de vista, compartilhando assim do sentimento do ouvinte.
– Conhecer previamente o seu ouvinte: tendo em mente quem vai te ouvir, você consegue ter uma direção de que tipo de linguagem utilizar e quais referências pode citar.
– Honestidade: é necessário ser honesto sobre seu produto ou ideia e sobre as intenções que existem na fala persuasiva, pois, sem honestidade você não passa uma mensagem verdadeira, e, enganando seu ouvinte, você se prejudica e também quem irá comprar sua ideia.
– Objetividade: ser objetivo na hora de passar sua mensagem, para que seu ouvinte tenha total entendimento.
– Antecipar as dúvidas que seu público alvo possa vir a ter: o item que pode ser listado como mais importante na hora de convencer alguém é saber antecipar as dúvidas que esse alguém possa ter e já saná-las antes mesmo que sejam perguntadas.
E o que isso tudo significa?
A persuasão, apesar de ser um dom natural de alguns, pode ser treinada e desenvolvida mesmo por quem nunca tentou ser persuasivo antes. Ser persuasivo é essencial na vida e nos negócios.
Seja para buscar investimento, arrecadar fundos para uma ONG, vender um produto, vencer um debate ou conquistar alguém, desenvolver seu poder de persuasão é essencial na vida e nos negócios.
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