Como a linguagem não verbal influencia na sua apresentação corporativa
Nós sabemos que a linguagem não verbal é responsável por 55% da nossa comunicação. Trata-se da maneira como nos vestimos, dos nossos gestos, postura, nossos olhares, enfim, de como nos comunicamos com o nosso corpo.
Já a linguagem verbal, a maneira como falamos , está separada em dois momentos distintos: aquilo que falamos e “como” falamos. Segundo o livro “Silent Messages” do pesquisador Albert Mehrabian, pioneiro da linguagem corporal nos anos 1950, na comunicação interpessoal, 7% da mensagem são as palavras que dizemos e 38% é nosso tom de voz, volume, enfim, a maneira como dizemos aquilo que queremos expressar.
Ou seja, não se trata do que você diz, mas “como” você diz.
Isso de deve ao fato de, muito antes de surgir a linguagem oral (cerca de 40 mil anos), o homem já se comunicava através de gestos e expressões, usando a parte mais antiga e primitiva do nosso cérebro, que regula nossas funções básicas.
Daí derivamos crenças como “a primeira impressão é a que fica”. Lembre-se de um primeiro contato por exemplo em uma entrevista de emprego, e como é importante a percepção – muitas vezes inconsciente – que fazemos das pessoas. Isso porque estamos constantemente atribuindo significado a postura corporal.
Segundo o trabalho “Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal”, de Allan e Barbara Pease “Como qualquer outra espécie, somos ainda dominados por regras biológicas que controlam nossas ações, reações, linguagem corporal e gestos. O fascinante em tudo isso é que o animal humano raramente tem consciência de que suas posturas, movimentos e gestos podem contar uma história enquanto sua voz está contando outra.”
Já para a Neurolinguística, estabelecemos rapport com o outro (como se entrássemos em “sintonia” com a outra pessoa, imitando suas expressões e sentindo suas emoções) acompanhando sua linguagem corporal, o que é fundamental para haver entendimento e cooperação entre as partes. Acrescente a isso o fato dos cérebros de um palestrante e sua plateia entrarem em sincronia durante a comunicação e você saberá a importância da linguagem corporal.
Na sua próxima apresentação corporativa lembre-se de usar isso a seu favor, procure compreender suas emoções e use os gestos corporais com sabedoria!
Deixe um comentário