Casulo 2020. 20 anos de metamorfose
São Paulo, 3 de março de 2000. Sexta-feira, véspera de Carnaval. O telefone toca. Uma voz enrolada e com forte sotaque pede uma reunião para quarta-feira de cinzas.
“- Recebemos um telefonema estranho. Só pode ser trote!”, disse Eduardo.
Não era. A ligação era de Rodolfo Neder, Diretor de fotografia e cineasta, que tinha em mãos o projeto para fazer o “Saite do Millôr” -escrito assim mesmo -, “o maior site pessoal do mundo”, como deu no Jornal do Brasil.
Trabalhamos com o Rudy e Millôr Fernandes por 12 anos. Millôr dizia que nunca havia trabalhando tanto tempo com a mesma equipe. A fórmula do casamento era simples: cada um morando na sua casa, ele no Rio e a gente em São Paulo.
Ficamos com o Mestre até o fim, em 27 de março de 2012. Tivemos a oportunidade de conhecê-lo bem e mergulhar na sua obra. Conquistamos o Prêmio iBest de melhor site na categoria Personalidades por 8 vezes e colocamos nosso nome no mapa.
A Casulo havia começado meses antes, ainda em 1999, nos fundos da casa do Eduardo, que estava terminando seu TCC sobre José Mojica Marins – o popular Zé do Caixão.
Graças a esse trabalho, ele conseguiu uma parceria com o portal UOL – que também estava nascendo.
Me chamou e disse: “- O negócio agora e fazer sites. Vamos montar uma agência.”. Nessa época eu trabalhava em uma pequena agência de comunicação como Diretor de Arte. Conseguimos alugar a mesma sala na qual eu trabalhava, na Rua Pedroso de Morais, em Pinheiros.
Antônio – é assim como eu chamo o Eduardo – bolou o nome do negócio. Nada de nome em inglês, como todo mundo usa. Nada também de sigla ou nome ligado à tecnologia; mas algo ligado a natureza. Simples, direto, orgânico. Casulo.
Começamos então a atender a demanda de personalidades do UOL. Além do Zé do Caixão, tínhamos o Teatro Ornitorrinco de Cacá Rosset, o Teatro Oficina de Zé Celso, o fotógrafo Paulo Fridman e muitos outros.
As apresentações surgiram quando passamos a atender empresas. Em 2010 dividimos a Casulo em duas frentes: web design e apresentações corporativas.
Vimos uma nova oportunidade. Passamos a focar nas apresentações e trabalhar para o mercado institucional. Deu certo.
De lá pra cá muitos desafios, altos e baixos, mas principalmente a satisfação de manter o negócio vivo, dia após dia.
Dia 15 de fevereiro de 2020 a Casulo completa 20 anos de história.
Graças aos clientes que confiam em nós e ao nosso time que faz acontecer realizando a verdadeira metamorfose, estamos aí.
Graças ao meu sócio, irmão e amigo que tem iniciativa, paciência comigo, talento e muita perseverança – sem as quais nada seria realizado.
Vamos em frente que mais 20 anos nos esperam. Sempre transformando.
Claro… com um irmão folgado desses só com muuuita “…paciência comigo…”!
“Bêjos” pela “vintena” da saída do “armário”, da Borboleta!