Palestrante comemorando sua conquista
APRESENTAÇÕES
VENCEDORAS
Design, comunicação, dicas e o dia a dia da Casulo
jul 03
1

Contando histórias e as Apresentações Corporativas

Reproduzo aqui um trecho do livro “Conde 325” do professor Gabriel Mario Rodrigues, lançado este ano. Nele, o professor conta sua história de vida com relatos de sua trajetória desde a meninice até sua carreira profissional, lembrando fatos que o marcaram.

Num certo ponto, ao lembrar-se dos seus estudos, o autor faz uma comparação da forma com que os professores dão suas aulas, com o “contar histórias”, e aqui aproveito para dizer que o texto se aplica ao mundo das apresentações corporativas, no qual uma boa comunicação é fundamental para assimilarmos o conceito principal:

“Se não tiver uma boa história para ser contada ninguém presta atenção. Aprendi a máxima no cursinho preparatório para o vestibular, ao observar a atuação de dois professores. O de Matemática ensinou-me o que não se deve fazer numa sala de aulas. Ele entrava na sala, balbuciava uma boa frase e ia para o quadro-negro. Passava o tempo inteiro escrevendo números e equações, enquanto os pobres alunos copiavam freneticamente em seus cadernos. E o que transcrevíamos para os cadernos estava escrito no livro. Da minha parte, pouco assimilei daquela matéria. Os apontamentos não bastavam. Eram úteis só para decorar ou fazer colas, o que nunca foi meu estilo. Por outro lado, houve um mestre de Literatura Portuguesa com um estilo diferenciado em classe. Chamava-se professor Amora. Um contador de histórias simplesmente espetacular. Conseguia sala cheia num sábado à tarde apenas contando passagens picantes e casos dos escritores e suas obras.”

Gabriel Mario Rodrigues, Conde 325, D´Livros Editora, S. Paulo, 2012.

Uma resposta para “Contando histórias e as Apresentações Corporativas”

  1. De fato, a maneira de dar uma aula, apresentar um fato ou fazer um discurso é fundamental para que o conteúdo seja assimilado. Hoje em dia, muitos profissionais que, de maneira direta ou indireta, trabalham com a comunicação já perceberam isso; outros, por sua vez, continuam na mesmice de antigamente. Claro que estes são menos visados e as novas gerações precisam entender o valor da comunicação,que pode facilitar a vida profissional de pessoas que trabalham em qualquer setor de atuação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sim, eu quero uma
Apresentação Vencedora

Entre em contato e agende uma reunião ou
preencha o briefing clicando no botão abaixo

Sim, eu quero um
Workshop da Casulo

Preencha o formulário e solicite um
workshop com quem entende do assunto:

Faça o briefing agora

    • *campos obrigatórios

      • *campos obrigatórios