Criatividade e inovação em uma apresentação empresarial
Uma apresentação empresarial criativa é fundamental para o sucesso da sua palestra. As pessoas gostam de apresentadores criativos, dinâmicos e inovadores – lembre-se que nosso cérebro memoriza melhor imagens, cores e movimentos do que um grande volume de texto.
Mas colocar isso em prática não é uma tarefa fácil. Segundo Wayne Burgraff, “é necessária uma hora de preparação para cada minuto de apresentação.”
Sim, criar não é uma tarefa fácil, e colocar em prática pode ser bem trabalhoso. Implica arriscar, fazer diferente, pensar de outra forma, enfim, sair da zona de conforto e buscar além do óbvio.
Quando falamos de criatividade, geralmente nos vem à mente a ideia da inspiração espontânea, que surge do nada como que por mágica. O artista que de repente, sem mais nem menos, aparece com uma ideia fantástica na cabeça. Esse conceito da criatividade ligada à emoção é verdadeiro, mas precisamos saber que existe também a criatividade deliberada, consciente, acessada através do nosso repertório de conhecimento. Nesse caso é como se buscássemos nas nossas bibliotecas – cerebral e física – a solução para um problema. Existem portanto várias maneiras de ser criativo.
Ela é tanto um dom inato quanto um talento a ser adquirido e desenvolvido.
Dependendo do tipo de palestra ou atividade criativa que você pretende usar, precisará de tempo e concentração – o que nem sempre temos à disposição em épocas tão corridas.
Mas o que é criatividade?
Não há um conceito único, pois a criação se apresenta de forma sempre variada. “Criatividade representa a emergência de algo único e original.” (Anderson, 1965). Um indivíduo criativo tem a capacidade de construir e reconstruir, transformando a nossa realidade. Daí o valor e importância que damos a essa qualidade.
Uma apresentação empresarial criativa se torna memorável e cativa os participantes.
Lembre-se sempre que, antes de tudo, sua plateia é composta por pessoas, que são sensíveis a emoções e surpresas, portanto gostam de novas ideias e precisam ser inspiradas.
Deixe um comentário