9 minutos e 59 segundos para atrair a atenção do investidor
Mês passado tive a satisfação de palestrar no XXII Seminário Anprotec – Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores, sobre o tema “9 minutos e 59 segundos para atrair a atenção do investidor”.
Como o tempo das pessoas é cada vez mais escasso, devemos, além de preparar uma boa apresentação de 30 minutos, termos na manga outras opções para aqueles encontros rápidos com aquele investidor que não tem tempo a perder, ou para aquela banca que irá avaliar nosso projeto.
E o tempo que temos é exatamente esse: 10 minutos.
A primeira coisa que precisamos ter em mente é que 10 minutos não é pouco tempo. Aproveite da melhor maneira esses preciosos minutos que lhe são dados e agradeça a oportunidade única.
E a melhor forma de aproveitá-los é se planejando para esse momento estratégico.
Ainda sobre esse tema, uma dica importante: respeite o tempo que lhe é dado e esteja preparado para as apresentações de 1 minuto! Aquela, quando você encontra repentinamente a pessoa na porta do elevador.
Toda apresentação de empresa para o investidor deve mostrar quatro pontos cruciais: inovação, a equipe envolvida, conhecimento de mercado e o resultado financeiro.
Mas, além disso, a sua apresentação de empresa precisa ser envolvente, trabalhar com a emoção, e dessa forma encantar e manter o interesse da outra pessoa.
Para que isso aconteça, mostre quem você é. Na hora de falar sobre seu produto, mostre além do problema que ele irá resolver, a sua paixão, e como você e a sua equipe estão envolvidos de corpo e alma nesse trabalho.
Quando falar do mercado, mostre que você não conhece apenas o seu nicho, mas o entende como um todo, e, além disso, conhece o mercado lá fora e tem uma estratégia de crescimento para expandir seu negócio no exterior.
Na hora de mostrar o resultado financeiro, seja objetivo e tenha em mente o que o investidor quer ouvir: ele quer saber dos números, mas também da capacidade do seu negócio gerar caixa.
Enfim, não mostre apenas seu produto, mas a ideia e a pessoa que está por trás do negócio. Demonstre simpatia e confiança no seu taco e dessa forma desperte o interesse e entre em sintonia com o investidor para ele “querer mais” – talvez uma próxima reunião para vocês discutirem detalhes e fecharem negócio.
Procure conhecer quem irá participar da reunião, é importante saber seu perfil e a sua história, ou de sua empresa.
Vá além do conhecimento técnico, seja honesto e autêntico e não se esqueça: do outro lado da mesa também está uma pessoa que pensa, reage e se emociona de verdade.
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